My Great Web page

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Sobre as Runas

As Runas vêm de longa data e já existiam no norte da Europa, bem antes do aparecimento do cristianismo. Não representam um simples alfabeto de uma escrita já morta. Ao contrário: suas "letras" são símbolos pictóricos, sagrados e autônomos, já que cada Runa representará um arcano ligado a uma das entidades representativas do panteão nórdico e por conta disso, seriam dotadas de uma espécie de "energia individual". Nesta caso, haveria uma vibração característica, expressa na força típica de cada Runa e, estabeleceria-se, digamos, um "campo vibratório", quando varios destes símbolos fossem conjugados ao mesmo tempo,por exemplo,num ritual de magia rúnica.Esta "força" estimularia a intuição do runemal, ou intérprete e assim, o xamã se tornava capaz de fazer com as Runas "falassem".

Este conhecimento acumulado foi transmitido de geração a geração, mas, apesar disso, jamais foi monopolizado e concentrado em poder de um único grupo fechado e por isso difundiu-se. Os mestres sempre adicionavam novas revelações ou "insights" recebidos durante sua intensa convivência com o oráculo, que desta forma não se "congelou" em algo inerte, que desta forma, manteve intacto seu poder vivificador.
Mesmo atualmente, os símbolos rúnicos continuam vivos e alcançáveis por quem quer que se interesse por eles. O convívio estreito com o oráculo faz com que o runemal ou mesmo o próprio consulente, ganhem pouco a pouco, um conhecimento intuitivo sobre as runas, no mínimo, muito surpreendente...
Todavia, seja qual for a forma divinatória adotada, esta sempre deverá ser precedida por um momento de introspecção e concentração, para que possa estabelecer-se a sintonia necessária entre o interlocutor e a egrégora rúnica... Abre-se então o "canal" por onde a energia poderá fluir corretamente entre ambos os pólos. Neste sistema MAGICKO, a simbologia rúnica tornar-se-á o "portal facilitador" através do qual, o acesso ao nosso subconsciente nos será concedido.
Para evitar desvios, sua pergunta deverá ser clara e objetiva, como : "A QUESTÃO É O MEU CASAMENTO" ou "A QUESTÃO É MINHA SAÚDE", etc. A resposta do oráculo sempre será uma revelação direta, embora, envolta em véus, que forçarão o consulente a questionar-se e mergulhar, cada vez mais fundo, em seu proprio ser.
Muitas e variadas são as definições da palavra runa. Suas origens podem ser buscadas nos antigos escandinavo e anglo saxônico "run", no neo-islandês "runar" ou no alemão arcaico "runa". Por sua vez, tais palavras derivam da raiz indo-européia "ru", cujo significado pode ser tanto "mistério" quanto segredo". No alto alemão arcaico, por exemplo, "runer" é traduzido como "confidência". Em alemão arcaico, runa tem o mesmo significado de "raunen", no moderno e quer dizer sussurrar ou confidenciar.
Assim, para falarmos com a divindade, será preciso sussurrarmos para elas nossos segredos e motivações mais profundos. Contudo, antes será preciso que nós próprios os saibamos, ou as respostas dos deuses aos nossos questionamentos de nada nos valerão e tudo não passará de uma louca conversa entre surdos...

©Sister Tweety

0 comentários: