My Great Web page

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ficha Técnica de Imbolc

Nomes:

Imolc, Imbolg, Oimealg, Imbolgc Brigantia (Caledonni), Imbolic (Celta), Lupercus (Strega), Candlemas, Candlelaria (Mexicana), Disting (Teutónico, 14 fevereiro), Festa de Pan, Festa de Brigid, Festival das luzes, festival das virgens. Dia de Brigid, Santa Lúcia, Lupercallia, Groundhog Day (saxões). . .


Primeiro mito de Imbolc:

O Despertar da Deusa e a descoberta de seu filho em crescimento.

A Deusa acorda e descobre o Deus em pleno crescimento.

Depois de dar a luz o Deus sol entra em repouso, mas os dias que começam a crescer cada dia mais acordam-na de seu sereno sono e descobre que o seu filho é agora um lindo jovem empenhado e mostrando todas as suas capacidades aquece a terra com sua força.


Segundo mito de Imbolc:

O despertar da Deusa, as descobertas do Deus cornudo.

O Deus Cornudo despertou e revela as capacidades do seu corpo. A Deusa acorda de um profundo sono e descobre que tomou a aparência de uma linda Donzela. Na terra o Deus corre entre as florestas e pelos campos debaixo do sol que vai aquecendo dia após dia. Enquanto a Deusa agora demora a beira rios, pelas praias e nos cumes das colinas verdejante, cabelos ao vento. . .


Deusas:

Brigit (importante), Belissima, Aradia, Athéna, Inanna, Fébrua e todas as Deusas na fase donzela.

Deuses:

Cernunos (importante), Pan, Aengus Og, Eros, Cupido, Fébruus e todos os jovens Deuses cornudos.


No sentido simbólico:

É uma festa de purificação antes do renascimento, Símbolo de purificação é a agua que é predominante nesta altura do ano, assim ligado a Deusa. O fogo é também símbolo predominante nesta festa, pois simboliza o regresso próximo de um novo dia, que ganha forma na matriz, na noite da Terra-Mãe (representada pela agua). É o raiar de um sol nascente pronto a acoplar em Beltane.

No intimo espiritual de cada ser:

A energia do planeta é negativa e passiva, (não levar no sentido pejorativo dos termos), marcando assim um período de crescimento subterrâneo. É uma preparação ao renascimento, após o período de introspecção e recuo na matriz da noite fria do inverno, que nos permite amadurecer, de dar um novo passo na nossa evolução.

Plantas:

Lírio branco, Sorbeira, Angélica, Loureiro, Amoreira, Íris, mirra, violetas, manjericão, louro, benjoim, primeiras flores do ano, Flores brancas e amarelas e todas as plantas verdes. . .

Cores:

Branco, prateado, verde, rosa, azul, laranja, vermelho, amarelo,

Símbolos:

Neve, velas, unicórnio, cisne, Nordeste, lanternas, vassouras, flores brancas, Cruz de Brighid, plantas verdes, coroa de 13 velas vermelhas, sementes, Carta do Tarot XVII (a estrela), "Brideo'gas" (camas de Brighit). . .

Incenso:

Mirra, gardénia, olibano, canela, baunilha. . .


Pedras:

Ametista, Ónix, Turquesa, Jaspe, Rubi.


Influencia:

Recomeço espiritual, esperança, coragem, limpeza e purificação. . .


Planetas:

Saturno e Urano. . .


Alimentos:

Crepes, pratos a base de creme, pratos a base de leite, queijos, pratos com especiarias (curry, pimenta, gengibre…), beber leite quente com mel, cerveja, cebola, flambés, amora, alho, sementes, chás, Muffins, Scones (pequenos pães redondos), pão, uvas, laranjas, salmão

1 comentários:

Livre Wicca disse...

adorei os posts!!! Parabéns moças !!
Bjus